ópera A LAUGH TO CRY
conversa com o compositor Faculdade de Belas Artes de Pontevedra
Miguel Azguime libreto, música
A Laugh to Cry é uma ópera de uma acutilante actualidade temática que explora algumas das preocupações do ser humano, no contexto de um mundo globalizado, formalizando-se numa reflexão sobre o poder hegemónico de destruição da memória, sobre a devastação da Terra, sobre a guerra; especulando sobre o próprio colapso da humanidade.
A ópera desenvolve-se na orla entre o sonho e a realidade, entre o visível e o invisível, entre o riso e o choro, pondo em cena arquétipos eternos. Com música e libreto multilíngue de Miguel Azguime, a encenação assenta em projecções vídeo múltiplas, construídas em simbiose a partir do texto e da música, interpretada por um jovem elenco de cantores e pelos músicos do Sond’Ar-te Electric Ensemble dirigidos pelo Maestro Pedro Neves.
A interpretação envolve cinco personagens, representados por duas sopranos, um baixo e dois narradores (feminino e masculino); 7 instrumentos acústicos: flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano e percussão e meios electrónicos em tempo real.
Um projecto NEW OP-ERA (uma nova era para a ópera) da Miso Music Portugal / Sond’Ar-te Electric Ensemble
Agradecimentos: Adalberto Alves, Susana Janic, Hiroyuki Saeki, Ylva Gruen, Saoud al-Tayari, Jakub Szczypa, João Cutileiro
Um projecto Miso Ensemble / Miso Music Portugal / Sond’Ar-te Electric Ensemble
Encomenda do Warsaw Autumn Festival e Ernst von Siemens Music Foundation.
A Laugh to Cry is a metaphysical theatre embodying eternal archetypes with music and multilingual libretto by Miguel Azguime.
Reflecting on the devastation of the Earth, on the barbarism of war, on the destruction of Nature, on the hegemonic power of the “market” and the consequent annihilation of cultures, on the loss of civilisational memory, he speculates and confronts us with the possible collapse of humanity but also with its eventual rebirth.
A Miso Ensemble /Miso Music Portugal project.
“A Laugh to Cry” pursues Miguel Azguime’s goal, as a composer, poet and performer, to grasp an ideal balance between language and music, to merge the language’s semantic and metaphorical components with its sonic values, in order to achieve his concept of “speech as music and music as speech”. “A Laugh to Cry” extends Miguel Azguime’s research on voice analysis, re-synthesis and processing, aiming at creating a dynamic continuum between timbre, harmony, rhythm and voice spectra.
Encomenda do Warsaw Autumn Festival e Ernst von Siemens Music Foundation.